Quem é que nunca foi vítima de uma mordida danadinha do cãozinho hein? Chinelos, sapatos, roupas, objetos e tudo que eles veem pela frente são vítimas desses ataques. Uma ou duas vezes o tutor até acha engraçado, mas passou a ser frequente já é hora de saber o que fazer para tirar o costume do cão de morder tudo. Acompanhe a seguir algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Fato é que não importa a idade do cão, ele adora morder tudo, isso é instintivo, essa ação está diretamente ligada à natureza canina, como caçar, atacar e morder também. Morder coisas macias, como chinelos e emborrachados, é uma forma de distração, relaxamento e anti estresse, já roer coisas mais duras como objetos de madeira, principalmente se for após as refeições, está ligado a limpeza dos dentes.

Motivos para morder eles têm de sobra e já sabemos, o importante agora é descobrir como eliminar esse hábito de forma branda e assertiva, sem agressividade ou repreensão.

Porque meu cachorro morde tudo, é normal?

Já sabemos que essas mordidas podem ser uma maneira de extravasar necessidades físicas ou psicológicas. Como por exemplo, tédio e ansiedade. Em ambos os casos o cachorro está ocioso buscando algo para passar o tempo e morder algo pode ser bem agradável.

Se o cão for filhote as mordidas estão diretamente ligadas ao nascimento ou a troca dos dentes, nessa fase as gengivas costumam ficar sensíveis e dolorosas causando desconforto que o pet tenta aliviar mordendo tudo. É hora de comprar mordedores adequados para o cão, o mercado pet tem diversas opções.

Os cães filhotes gostam tanto de morder que nem as mãos dos tutores escapam. O hábito de morder as mãos está ligado ao instinto de caça. Na selva eles precisam atacar a presa e pular sobre ela, que por sua vez oferece resistência e aí as mordidas entram em cena. Por isso eles preferem morder as mãos e às vezes até os pés dos tutores, pois apresentam mobilidade como acontece nas caçadas, já os brinquedos costumam ser estáticos e desinteressantes. Há disponível em pet shops e lojas online brinquedos interativos que tem sido bem aceito.

Sem querer ou sem saber, os tutores acabam participando da brincadeira e incentivando as mordidas que são leves e até engraçadas, porém essa atitude estimula ainda mais o pet a ser um futuro “mordedor”.

Outro motivo para o cão morder é despertar a atenção do tutor. Alguns tutores passam a maior parte do tempo fora de casa e quando retornam têm muitos afazeres e quase não dão atenção ao bicho de estimação. Cachorros são animais sociáveis e precisam interagir então se você não fizer isso por conta própria ele vai encontrar um jeito de fazer isso nem que seja latindo e mordendo você, a ideia dele é despertar seu interesse por ele, é a famosa e carência.

Como fazer o cachorro parar de morder?

Para contornar essa situação é preciso entender quais necessidades o cão está apresentando, por meio desse morde morde. Seja por tédio, ociosidade ou carência, fato é que as mordidas passaram do limite e algo precisa ser feito. Seguem algumas dicas abaixo de como fazer o seu pet parar de morder tudo.

  • Seja autoritário – se o cão morder as mãos do tutor ou for flagrado mordendo algum objetivo que não devia, diga a ele, mostrando o objeto que ele não deve mais fazer isso. Não sorria mas também não seja ríspido nem agressivo, apenas incisivo: não morda isso, não pode morder! Assim você ganhará respeito e obediência.
  • Em caso de mordida direcionada às mãos finja que se machucou, que doeu, faça ele perceber que aquilo não foi legal e que não fez bem ao tutor. Não puxe a mão quando ele morder isso pode gerar algum machucado e o cão pode entender que você está participando da jogada e morder novamente. Nesse caso, retire a mão levemente enquanto o repreende.
  • Compre brinquedos adequados para mordida, no mercado pet existem inúmeras opções de mordedores coloridos, macios, duros, bolinhas que fogem quando eles soltam fazendo com que corram atrás e garantindo a diversão e até auxiliando na atividade física diária do pet. Esses brinquedos e/ou mordedores devem ser introduzidos na vida do cãozinho desde cedo para que ele se habitue a morder apenas objetos adequados.

A interação com o pet apresenta ótimos resultados. Brinque com ele, saia para passear, interaja. Essas atitudes simples podem combater a carência, a ociosidade e a necessidade de chamar sua atenção. Tendenciosamente as mordidas desaparecerão.

Leave a comment