Se você notar que o seu pet está se alimentando menos, perdeu o interesse em comer e tem rejeitado a ração é hora de prestar atenção se ele vem apresentando outras atitudes e/ou sintomas a fim de identificar o problema e resolvê-lo.

Se o seu peludo está apresentando rejeição na hora de se alimentar, uma dica bem simples é observar o armazenamento da ração, pois quando conservada incorretamente ela perde o sabor e o cheiro de comida fresquinha passando a apresentar características de comida envelhecida sendo recusada pelo cão, com razão.

O que pode ser?

Os motivos para perda de apetite são variados e nem sempre é preocupante ou difícil de corrigir, pode ser apenas mudança na rotina ou ainda a ração que armazenada incorretamente veio a envelhecer e perder o sabor. Por isso é importante avaliar se o pet perdeu apenas o interesse em se alimentar ou se em conjunto vêm outros sintomas como vômito, por exemplo.

Em alguns casos, a perda do apetite pode estar ligada ao clima, em dias mais quentes a tendência é que o animal se alimente menos e beba mais água, sendo considerado normal. Uma variação na rotina ou nos hábitos também influenciam na hora de comer, ele pode estar apenas chateado por passar menos tempo com o tutor.

Em alguns casos, a perda do apetite pode estar ligada ao clima, em dias mais quentes a tendência é que o animal se alimente menos e beba mais água, sendo considerado normal. Uma variação na rotina ou nos hábitos também influenciam na hora de comer, ele pode estar apenas chateado por passar menos tempo com o tutor.

Em casos de enfermidade, as que mais apresentam perda de apetite entre os sintomas são:

A falta de apetite sempre é sinal de problemas de saúde, quando devo me preocupar?

A falta de apetite nem sempre está relacionada a uma enfermidade, como dito anteriormente, por isso é necessário observar o comportamento do animal por completo. Verifique o aspecto das fezes e se ele tem bebido água regularmente. Caso a falta de apetite não esteja se apresentando sozinha é hora de procurar um médico-veterinário para averiguação.

O ideal é que um cão adulto se alimente 2 vezes ao dia, se filhote 3. Se o cachorro não se alimentar nenhuma vez ao dia mesmo após a inserção de algo diferenciado na ração e apresentar variação comportamental ou sintomas fisiológicos provavelmente não é só um quadro patológico, o pet pode estar com alguma enfermidade, busque ajuda profissional.

O que fazer quando o cachorro não quer comer?

Algumas coisas podem ser feitas para tentar estimular o cão a comer. Troque a ração, insira outro alimento junto, como sachês e legumes assim a ração fica mais molhadinha e saborosa despertando o olfato e consequentemente o paladar do animal.

Talvez ele não esteja com nenhum problema além de ter enjoado da ração de sempre. Devemos destacar que se o pet voltar a se alimentar por meio da inserção de outro alimento, provavelmente ele irá querer sempre esse alimento, caso contrário voltará a se desinteressar novamente.

Na verdade o correto é sempre variar, acrescento algo diferente, afinal ninguém gosta de comer todos os dias a mesma coisa com o mesmo sabor, tendenciosamente enjoa. Claro que essa inserção deve ser feita com indicação do seu médico-veterinário. Não acrescente nenhum alimento sem conhecimento do profissional.

Coloque no pote de ração do pet somente a quantidade ideal para alimentação daquela hora, não coloque além dessa quantidade para que não sobre. Oferecer ração sempre fresca ajuda muito a manter o apetite do animal além do que rações que são deixadas no pote perdem o sabor e podem ser contaminadas por parasitas. Estipule horários de alimentação e os mantenha.

Praticar atividades físicas com o pet dão ótimos resultados inclusive estimula a fome do cão após gastar energia com uma caminhada ou brincadeiras.

Lembrando que embora os casos possam ser patológicos há possibilidades de ser uma enfermidade também. Caso ela permaneça por mais de 48 horas sem se alimentar ou apresente algum sintoma conjuntamente, é hora de levá-lo a uma consulta com veterinário para descobrir os motivos da perda do apetite a fim de resolvê-lo.

Leave a comment