Se você acha que seu cão ingeriu uma quantidade perigosa de chocolate, recomendamos que você não entre em pânico, até falar com o veterinário. O chocolate é tóxico para os cães e, dependendo do tipo e da quantidade consumido e do peso do seu cão, pode causar uma grave emergência médica.

Se você desconfia ou sabe que seu Cachorro comeu chocolate, é importante que você tenha em mãos a seguintes informações:

  • Quantidade
  • Quando ele comeu
  • O tipo de chocolate que ele comeu
  • O Peso do cão

Tendo essas informações, você ajuda o veterinário a decidir se seu Pet vai ficar internado ou se vai ficar em casa sob observação!

É muito importante você estar por dentro desse assunto e saber o que fazer em caso de acidentes!

Sintomas de intoxicação por chocolate:

  • Vômito
  • Diarreia
  • Sede acima do comum
  • Excesso de urina
  • Inquietude
  • Aceleração cardíaca
  • Tremores e contrações musculares

Os sintomas e o grau de intoxicação variam conforme o tamanho e peso do pet relacionados à quantidade de chocolate ingerido. Os sintomas costumam se apresentar entre 6 a 12 horas após a ingestão, e podem durar até 72 horas.

Se o pet apresentar esses sintomas, não se desespere, é importante manter a calma e agir com clareza. A ingestão de pequenas quantidades podem não causar o aparecimento de sintomas, leve-o a uma consulta assim mesmo, descreva o ocorrido ao veterinário e apresente as sobras do chocolate ingerido e a hora da ingestão para análise profissional.

Não tente forçar o animal a vomitar e nem o medique em casa. Apenas o coloque em uma área ventilada até que possa levá-lo ao veterinário. Animais que fizeram ingestão de grande quantidade podem permanecer internados para ficarem sob observação e com soro intravenoso para combater os sintomas.

Além de entrar em contato com seu veterinário, você pode usar uma calculadora de toxicidade de chocolate para determinar o perigo que seu animal de estimação está correndo.

Quais tipos de chocolate são os mais perigosos?

O chocolate possui uma substância, a teobromina, sendo extremamente danosa aos cachorros. Quanto mais escuro e puro o chocolate for, mais teobromina ele terá e consequentemente maior será a lesão causada no pet. Essa substância permanece no organismo canino por dias percorrendo a corrente sanguínea, isso acontece porque sua eliminação é exclusiva por vias hepáticas.

Durante todo o tempo que ela permanecer no organismo do pet, estará causando algum mal a ele, por isso é tão importante que ele receba atendimento médico o quanto antes. O cacau é o “culpado” pela intoxicação, pois é nele que se encontra a teobromina, a tal substância vilã. Porém, o alto teor de gordura presente nos chocolates também causa problemas como, por exemplo, a pancreatite.

Aqui estão alguns tipos de chocolate listados em ordem de teor de teobromina:

  • Cacau em pó (mais tóxico)
  • Chocolate de padeiro sem açúcar
  • Chocolate meio amargo
  • Chocolate ao leite

Comer pouco chocolate também faz mal ao cachorro?

Nem um único brigadeiro sequer deixará de causar danos ao animal, o que acontece é a variação entre quantidade ingerida e tamanho do pet respectivamente que indicará se o quadro de intoxicação é mais brando ou mais grave. Animais de pequeno porte e principalmente filhotes são os mais atingidos, pois a ingestão mesmo de pequenas quantidades acarretam sérios problemas.

Não há uma quantia segura para ingestão, o cachorro não deve comer chocolate em hipótese alguma. Também não existem opções saudáveis e ideais. O cacau é o ingrediente base de qualquer chocolate, seja branco ou preto, e é no cacau que a substância teobromina se encontra.

Meu cachorro comeu chocolate branco, ele também faz mal?

Infelizmente, assim como o chocolate ao leite e o chocolate amargo, o chocolate branco também está fora dos limites para nossos amigos de quatro patas. A razão é que todo chocolate contém um produto químico chamado teobromina, e os cães não podem metabolizá-lo da mesma forma que os humanos – então ele pode rapidamente atingir níveis tóxicos e até levar à morte. Além disso, o chocolate contém cafeína, que é outra razão pela qual não é seguro.

Quanto de chocolate faz mal para cachorro?

Nosso conselho é não dar chocolate ao seu cão, pois mesmo uma pequena quantidade pode ser perigosa, dependendo do peso do seu cão.
Doses de teobromina na região de 100-150 miligramas por quilograma de peso corporal são tóxicas para cães.
Por exemplo, se você tem um Labrador pesando 30kg, apenas 3000mg de teobromina podem ser fatais.
Você encontrará 3000mg de teobromina em uma barra de 500 gramas de chocolate amargo ou 170 gramas de chocolate, o que geralmente é menos do que uma única barra.
No entanto, para West Highland Terriers pesando apenas 10 kg, essas quantidades devem ser reduzidas em dois terços.

Chocolate pode matar cachorros?

Embora o chocolate possa deixar os cães doentes, raramente é fatal. De acordo com o Veterinary Poisons Information Service, dos 1.000 casos de intoxicação por chocolate em cães registrados em seu banco de dados, apenas cinco cães morreram. No entanto, foram levantadas preocupações de que muitos casos de toxicidade de chocolate para cães não são relatados.

O que devo fazer se não souber quanto chocolate meu cachorro comeu?

Pode ser difícil dizer exatamente quanto chocolate seu cão comeu nesse caso é sempre melhor errar do lado da cautela e entrar em contato com seu veterinário para obter conselhos, se estiver preocupado.

Como saber se seu cachorro comeu chocolate?

Se o seu cão comeu uma quantidade potencialmente perigosa de chocolate, é provável que ele comece a apresentar sintomas entre 4 e 24 horas após a ingestão. Os sintomas mais típicos são enjoos e diarreia, que podem conter sangue, bem como inquietação e hiperatividade, respiração rápida, tensão muscular, incoordenação, aumento da frequência cardíaca e convulsões.

O chocolate em pó é perigoso para os cães?

O pó de cacau seco contém até 26mg de teobromina por grama, por isso é altamente tóxico para os cães. Se você tem um cão pesando 10 kg, apenas algumas gramas de cacau em pó podem resultar em convulsões em seu cão.

Tem Remédio caseiro para cachorro que comeu chocolate?

Nunca recorra a remédios caseiros para tratar cães que comeram chocolates. Em vez disso, descubra quanto eles comeram, que tipo de chocolate era e qual o peso do seu cão. Dessa forma, você pode descobrir se a dose é tóxica o suficiente para entrar com tratamento veterinário urgente.

Cachorros podem comer bolo de chocolate?

Em suma, não. O bolo de chocolate contém vários ingredientes que são ruins para os cães, incluindo cacau em pó e açúcar. O cacau em pó, é particularmente tóxico, pois contém altos níveis de teobromina.

Sorvete de chocolate é ruim para cães?

O sorvete de chocolate pode conter teobromina. Também está cheio de ingredientes não saudáveis, como açúcar e gordura, que são ruins para os cães. Além disso, a maioria dos cães é intolerante à lactose, portanto, beber alimentos ricos em leite ou creme pode resultar em dor de estômago ou, pior ainda, em sinais clínicos graves.

Existe chocolate próprio para cachorro?

Essa dúvida é comum entre os tutores, porque no mercado Pet existem petiscos com sabor de chocolate, mas eles colocam sabor de chocolate somente para chamar atenção, mas não tem cacau em sua composição.

Como evitar que seu cachorro coma chocolate:

Para que não aconteça nenhum acidente de seu cão comer bolo de chocolate ou uma bolacha de chocolate certifique-se de guardar tudo que possui chocolate, incluindo o cacau em pó em lugares altos e se possível despensa fechada onde o cão não possa pegar.

Lembre seus filhos e convidados que o chocolate deve ser mantido fora do alcance do cachorro e não deixado em bancadas, mesas ou bolsas. Lembre-se disso também durante as férias, certificando-se de colocar as sacolas de doces ou travessuras, Ovo de Páscoa, Doces do Dia dos Namorados, Sobremesas de Natal, por exemplo, em um lugar onde o cachorro não possa chegar.

Portanto, qualquer chocolate causa males, seja o bolo, a bolacha, a torta, etc. É de chocolate, tem cacau faz mal. Evite comer chocolate e guloseimas que possuam chocolates perto dos cães para que eles não fiquem rodeando e pedindo um pedacinho, esse pedacinho não pode ser concedido para o bem deles. Chocolate e cães não foram feitos um para o outro

Sob suspeita ou sinais de ingestão de chocolate consulte um médico-veterinário.

Se você chegou até aqui porque o seu Pet comeu chocolate, espero que dê tudo certo!

Leave a comment