Essa lágrima que escorre pelos olhos do pet deixando uma marca escura, também chamada de Epífora ou cromodacriorréia, deixa a dúvida em tutores que querem resolver o problema: seria algo estético ou uma questão de saúde? Acompanhe a seguir.

A lágrima ácida tem esse nome por ser realmente ácida? Essa é uma pergunta que não pode ser respondida com consistência. Estudos apontam que as lágrimas sofrem variações de PH de acordo com a raça e/ou alimentação oferecida ao pet. Esse PH quase sempre se aproxima do alcalino, mas ainda assim não é possível afirmar que cause degradação na pele do animal.

Mas afinal o que é a Epífora?

A lágrima ácida indica que alguma coisa não está certa. Essa mancha escura que se forma ao redor dos olhos do pet com cheiro desagradável não é só uma questão estética e por isso não deve ser ignorada. Quando o pet apresenta epífora é indicativo que há bactérias na pele e na própria lágrima. Esse excesso de lágrimas que escorrem pela pálpebra e pele do pet causando escurecimento e irritação na área afetada pode estar ligada a algumas enfermidades, portanto um médico-veterinário deverá ser consultado.

As possíveis patologias associadas a epífora são:

  • Inflamação ou obstrução do canal lacrimal
  • Irritação nos olhos
  • Conjuntivite
  • Alergias a uma nova dieta
  • Alteração na anatomia das pálpebras
  • Reação ao tipo de água oferecida ao pet

Essas são algumas das possíveis causas fisiológicas e patológicas que podem ocasionar o aparecimento da lágrima ácida, mas há também outros fatores que somente um profissional poderá avaliar.

Como surge e quais as causas?

Alguns animais repentinamente começam a apresentar as manchas ao redor dos olhos, a lágrima ácida, e o primeiro incômodo levado em conta é a estética do animal ainda mais se ele for de pelagem branca. Esse surgimento não necessariamente é uma enfermidade oftalmológica e pode estar apenas relacionada a troca na alimentação, alguns animais, por exemplo, se alimentam exclusivamente de ração e quando a dieta passa a ser AN (alimentação natural) apresentam a epífora, mas não é exclusivamente assim podendo ocorrer também uma alteração inversa, animais alimentados de forma AN que passam a ingerir ração reagem com apresentação de epífora também.

As causas são múltiplas e para que o recurso terapêutico seja correto é necessário que um veterinário oftalmologista, seja consultado.

Quais as raças mais afetadas?

Algumas espécies são mais vulneráveis à epífora, não descartando a possibilidade de que aconteça em outras raças também, que fique claro. Porém, é fato notável que algumas linhagens braquicefálicas apresentam maior ocorrência por possuírem canais nasolacrimais mais sinuosos e suscetíveis a processos alérgicos, sendo elas:

  • Shih-tzu
  • Ihasa apso
  • Pequinês
  • Gato persa
  • Poodle
  • Maltês

Tratamentos e cuidados com Lágrima ácida em Pets

É válido ressaltar que não se deve buscar tratamento apenas estético para resolver o caso das manchas porque se a real causa não for solucionada as lágrimas ácidas voltarão a aparecer. O tratamento adequado vai depender da origem da mancha. Agende uma consulta com profissional, o mesmo deverá fazer exames clínicos e testes específicos para constatação do motivo.

Em alguns casos será necessário a desobstrução dos ductos e até correções cirúrgicas das alterações palpebrais.

Pode ser indicado também a correção e adaptação da dieta do animal, pois alguns excessos de conservantes, açúcares e etc, podem ocasionar a lágrima ácida por causarem ações pró inflamatórias no organismo do animal. A água que o pet bebe também está relacionada ao surgimento, indicado o consumo de água filtrada ou mineral.

O médico veterinário deverá recomendar o uso de produtos bactericidas e fungicidas para limpar o local ao redor dos olhos no mínimo duas vezes ao dia. Os efeitos devem aparecer dentro de algumas semanas, sendo possível notar o nascimento de novos pelos, branquinhos se for o caso, que substituirão o local anteriormente escurecido.

Para evitar o surgimento de epífora mantenha a dieta indicada pelo seu médico-veterinário, ofereça apenas água potável, faça a higienização correta, e ao primeiro sinal de manchas consulte o profissional de sua confiança.

Leave a comment