Gravidez psicológica em cadela chamada pseudociese é mais comum do que se imagina. Cadelas de todas as raças podem ser acometidas por uma pseudociese e isso pode trazer sérios prejuízos à cadela como riscos consideráveis ao desenvolvimento de câncer.

Sem causa inerente a gravidez psicológica acontece por conta de uma disfunção hormonal da fêmea e desaparece geralmente dentro de duas semanas. Normalmente a gravidez psicológica acomete cadelas, mas pode acontecer com gatas também. Vamos abordar a pseudociese a seguir, acompanhe.

O que é gravidez psicológica?

A gravidez psicológica é uma síndrome que acomete cadelas e gatas, gerando uma gravidez que não existe, ela não está de fato gestante. Normalmente isso acontece no período diestro onde os hormônios progesterona estão em alta e entram em queda brusca ao término. Não há uma causa específica, mas a cadelinha passa a produzir leite e adota comportamento materno.

Quais são as causas da Gravidez psicológica?

Sem uma definição exata, as causas podem estar relacionadas a oscilação de hormônios, progesterona e prolactina.

Alguns estudos apontam que esta gravidez psicológica tem como causa a memória genética do comportamento dos ancestrais caninos onde a fêmea alfa era a única fecundada pelo macho alfa, mas ela tinha de deixar os filhotes para caçar, e para garantir a amamentação de seus bebês, as outras fêmeas tinham uma gravidez inverídica e assim cuidavam dos filhotes e os amamentavam na ausência da fêmea alfa.

Algumas pesquisas indicam que todas as cadelas passam por pseudociese embora nem todas apresentem sintomas clínicos.

Como identificar e quais sintomas?

A gravidez psicológica é fácil de ser reconhecida e apresenta sintomas comportamentais e fisiológicos.

Entre as mudanças comportamentais destaca-se a agressividade que está ligada ao instinto maternal, as cadelas que desenvolvem gravidez psicológica são mais raivosas do que as cadelas que estão de fato grávidas. Durante a pseudociese elas passam a fazer abrigos pela casa, adotam brinquedos e bichos de pelúcia como se fossem os seus filhotes.

Não retire o objeto dela, ela o adota para sentir alívio diante da frustração de não estar grávida verdadeiramente. Elas também vão apresentar carência excessiva procurando muita proximidade com o tutor. Elas serão muito cuidadosas e protetoras com seus filhotes imaginários, deixe-os com ela.

Dentre os sintomas fisiológicos apresenta-se o inchaço nas mamas e a produção de leite, podendo haver mastite que é uma inflamação na glândula mamária. Essa produção de leite sem sucção pode causar o empedramento do leite, muitas dores e caroços, irritação na pele que fica bastante avermelhada. Em alguns casos o quadro pode evoluir para tumores na região.

Há também a possibilidade da cadela desenvolver endometriose e inflamações nas camadas do útero que podem torná-la infértil. Outros sintomas comuns são depressão, perda do apetite, secreção vaginal, lambedura excessiva no abdômen e aumento abdominal.

Como a gravidez psicológica é diagnosticada?

A primeira coisa que o médico-veterinário fará é perguntas específicas para se chegar ao diagnóstico em seguida um exame físico. Certamente o diagnóstico já estará pronto a partir daí, porém alguns exames específicos podem ser solicitados para descartar outras doenças e até mesmo uma gravidez verídica.

Os exames mais comuns são:

  • Hemograma completo
  • Perfil bioquímico,
  • Dosagem hormonal,
  • Exame de urina,
  • Citologia das secreções
  • Ultrassonografia

O pet corre algum risco?

Não há um risco imediato mais algumas doenças podem aparecer futuramente devido ação hormonal e incitação das mamas, dentre as possibilidades estão:

Hipertrofia mamária, petrificação do leite, mastite que é uma infecção mamária, endometriose, piometra que é uma infecção uterina, tumores mamários, uterinos e nos ovários que podem ser benignos ou malignos.

Um problema que não é comum, mas que tem ocorrência é a pseudociese permanente, isso ocorre quando a castração é feita durante um episódio de gravidez psicológica, por isso é de suma importância averiguar se a cadela não está com pseudociese quando for castrá-la.

Tratamentos indicados

Normalmente a gravidez psicológica é auto solucionável e dura no máximo algumas semanas. É indicado utilizar um colar elizabetano para evitar que ela lamba excessivamente as mamas, estimulando ainda mais a produção de leite e lesionando a mama. Para as cachorrinhas que apresentam agressividade pode ser indicado tranquilizantes.

O uso de medicação agonistas seletivos, agonistas não seletivos e antagonistas serotoninérgicos pode ser indicado também para diminuição dos sintomas como, por exemplo, a produção de leite, lembrando que toda medicação só deve ser utilizada com indicação do médico-veterinário, nunca medique seu animal por conta própria isso pode ser maléfico ao pet.

A única forma de prevenção é a castração.

Deixe a cadelinha confortável, não force brincadeiras nem distrações, ela tem o tempo dela, ofereça carinho, mas sem exageros para não estressá-la. Respeite o espaço dela, mas esteja sempre atento caso ela precise de seus cuidados.

Leave a comment